Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vírus e Bactérias Espirituais: proliferam doenças do coração

Professora Selma Alves – 27 de setembro – às 21 horas
Vírus e Bactérias Espirituais:
proliferam doenças do coração

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” Marcos 7.6 b

         Quando lemos o capítulo 7 de Marcos, encontramos uma passagem na qual Jesus é questionado pelos fariseus sobre o fato de  seus discípulos não procederem o ritual da lavagem das mãos, antes da refeições.          O ato de lavar as mãos recebia um ritual completo : as mãos eram mergulhadas na água e depois retiradas, de forma que a água escorresse pelos braços e cotovelo. Essa tradição bem como a de se lavar  assim que voltavam do mercado ( E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, os jarros, os vasos de metal e as camas.Versículo 4.)  eram para os fariseus algo fundamental: além de serem regras exercitadas  em função do que lhes fora transmitido pelos  antigos, a prática dessas regras tinha a finalidade de evitar possíveis doenças e  manter uma aparência saudável, exaltando assim o  exterior do homem. Mesmo essa cerimônia não sendo mencionada na Lei, julgavam-se cumpridores dela, pelo simples de fato de manterem  a tradição. Logo,  aquele que não procedia de tal forma transgredia a Lei e era considerado impuro.
      Jesus aproveita o momento e dá a lição de que o que contamina o homem não é o que vem de fora, mas o que procede do coração. ( Nada há,fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é o que contamina o homem. Versículo 15) .


          Isso significa que estar impuro não está relacionado às situações exteriores.Ou seja, as doenças  como diarréia, verminose, desidratação, febre tifóide, conjuntivite, gripes e resfriados a que estamos sujeitos a adquirir quando não higienizamos as mãos não contaminam a nossa alma, não causam danos ao nosso caráter. Mas quando nosso coração está distante de Deus, adquirimos doenças espirituais, pois é do coração, que procedem todas as bactérias dos maus pensamentos, das prostituições, do adultério; os fungos  da avareza, da maldade, do engano;os vírus da dissolução, da inveja, da blasfêmia;os vermes da soberba, da loucura.Tudo isso deixa o homem doente.Todas essas viroses , bacterioses, fungioses, verminoses contaminam o caráter do homem e o impede de servir a Deus verdadeiramente. (Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Toso estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Versículos 21 ao 23)   Isso afasta o homem de Deus, e torna-o vulnerável a inúmeras enfermidades espirituais.
         E quantos de nós estamos como os fariseus? Honrando apenas com os lábios, mantendo tradições e  práticas culturais ,  cuidando exageradamente do que é visual, do que impressiona, do que nos faz parecer cristãos. Apenas a higiene no visual. Bonitinhos por fora , mas por dentro um coração com milhões de bactérias; um coração esbranquiçado pelos fungos , uma forma de vida daninha e oportunista,  que se alimentam de podridão, que precisam do escuro para se proliferarem. E sem perceber, invalidamos  a palavra de Deus pelas nossas aparentes regras e tradições, pois as colocamos acima de qualquer revelação divina.
         Quando um vírus ou bactéria invade o corpo do homem ocorrem vários problemas, deixando o indivíduo doente. É preciso que ele recorra ao médico para lhe receitar os medicamentos : se for doença por bactéria, antibiótico; se for doença viral, um anti-viral, que não vai combater radicalmente o vírus, mas atenuar os desconfortáveis sintomas. Ao tomarmos os medicamentos adequados,  as bactérias ,os fungos, os vermes serão disseminados, expelidos pela excreção..( MATEUS 15:17: Ainda não compreendeis que tudo que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?)
         Porém o que contamina o homem vem do próprio homem, fica no próprio homem e contamina não somente ele, mas as pessoas que estão ao seu redor: seus seguidores, seus alunos, sua família , sua igreja. E somente o sangue de Jesus para limpar toda impureza. E nem precisa dos rituais dos fariseus. Basta a pessoa querer ser limpa de verdade em seu interior.
         Quantos fariseus cheios de fungos em seu interior!Bonitinhos, limpinhos, arrumadinhos de gravata e paletó! Minuciosos com as tradições, observadores de tudo e de todos, mas com o pensamento em imoralidades sexuais, com devassidão, roubando o próprio irmão, cobiçando os bens terrenos, caluniando.
         Quantas fariseias! Invejam tudo o que a colega possui, agem com engano, agem com  superioridade sobre as demais pessoas ( soberba), querem sempre superar as demais: cantar melhor, vestir-se melhor, apresentar-se melhor.Cumprem metodicamente tantos rituais, porém o coração está distante da verdadeira Palavra de Deus. E por se distanciar, ele, o coração torna-se a fonte, o agente de inúmeras doenças.
         Sem a ação do antibiótico, a bactéria se reproduz com muita rapidez. Da mesma forma, as bactérias que provem do coração se multiplicam em milhões e afetam o bom  caráter do cristão. Quanta gente infeccionada por dentro, precisando de um bom antibiótico com 66 cápsulas para ingerir diuturnamente o ano inteiro.
         Quantos vírus ( veneno/toxina – do latim) invisíveis aos olhos humanos provem do coração! Mas quando o microscópio de Deus faz uma análise, é possivel enxergá-los e detectar que são eles que estão acabando com a nossa imunidade espiritual.
         Que possamos deixar de lado nossas tradições farisaicas e honrar a Deus e agradá-lo com obediência e  com o nosso coração verdadeiramente  puro e sarado.Que o sangue de Jesus, que a Palavra de Deus e que o Espírito Santo nos protejam contra as enfermidades que vem do coração. Que possasmo tirar a cera de nossos ouvidos espirituais e compreender as palavras de Jesus: Nada há fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é o que o contamina. Marcos 7: 15.




7 comentários:

  1. A Paz do Senhor! Interessante seria Selma, que todos os cristãos soubessem disso, pq vivemos rodeados de pessoas doentes espiritualmente e acham q são verdadeiros cristãos. Amei essa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcela...obrigada por participar com o seu commentário...divulgue aos seus amigos...
    Beijos....

    ResponderExcluir
  3. Oi Selma !!! è muito bom saber que vc esta preocupadas com as doenças espirituais e assim dividindo essa sabedoria com a gente ! Achei a materia profunda ,comentario que podemos compreender e analisar e realmente concordar que vc realmente esta certa ,quantas pessoas dentro da igreja doentes e ate mesmo ja mortos esperitualmente dizendo ,bacterias e virus se alastrando ,pessoas que estao morrendo sem o remedio certo que é Jesus ! Só ele podera nos dar o remedio e a dosagem certa para uma cura completa!!!!!Parabens pelo seu blog!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Erinéia...prazer me ter vc em meu blog... é isso aí..vamos divulgar cada vez mais que há remédio para os males da alma...

    ResponderExcluir
  5. O que é interessante também, é saber que estas pessoas c"contaminadas" às vezes fazem imposiçoes de maos, enviando assim um "virus" aos outros que estao à procura de uma cura interior mas que podem acabar sendo contaminados pela impureza de coraçao dos outros. Felizmente, o Espirito Santo nos "protege" através do seu papel de intercessor diante do Pai.
    Beijao prima e continue...

    ResponderExcluir
  6. Leilla.. acesse os links que postei no texto sobre profecias... e não fique escandalizada

    ResponderExcluir
  7. Olá Selma! Muito bom o seu artigo! Devemos estar constantemente vigiando e orando, para não nos contaminarmos com esses vírus e bactérias espirituais mortais. Parabéns!

    ResponderExcluir